O Livro

Alé&Olé Dúo congratula-se em apresentar este livro, Concerto, com o qual deseja contribuir, como parte da sua tarefa educativa e cultural, para o repertório do dueto violino-guitarra. Incluem-se neste livro arranjos feitos pelo Alé&Olé Dúo y a Suite Colombiana n.º 2 Modal, composta por Pedro Ospina para violino e guitarra.

Este livro é, também, um convite, para que, em equipa, compositores e intérpretes criem novas obras para este conjunto de instrumentos. A nossa ideia da arte, tal como a nossa visão da vida, assenta na crença de que tudo está integrado, não separado. Por esta razão incluímos, neste livro de partituras, ilustrações inspiradas na música que aqui se apresenta.

Agradecemos à Corporación Artexolaris, à sua presidente Analida Monsalve Gutiérrez e a toda a equipa, por apoiar este tipo de iniciativa que, acreditamos, trazem elementos positivos na construção da realidade presente e futura; a Felipe Ospina, por sugerir a realização do projeto e por semear, assim, a ideia que deu origem a este livro; à pintora Mariya Nesvyetaylo, pelas suas ilustrações, que acompanham cada partitura, por escutar estas obras durante tantas horas e criar uma ponte visual entre o abstrato de dois universos; à desenhadora Dayana Lucas, que deu a forma física a esta obra, por nos ter escutado, como músicos, com as exigências que consideramos pertinentes no que diz respeito à leitura das partituras e por conciliar tudo isto com as ilustrações, por forma a presentear os leitores com uma obra bela e estimulante, na apresentação e no conteúdo; ao maestro Héctor González, por um prólogo cheio de generosidade e de grande afeto; a Catalina García Herreros, pela revisão e correção do estilo, na versão original espanhola, dos textos aqui incluídos; aos tradutores Carla Almeida, José Rebelo e Noémia Martins pelo seu empenho e dedicação no trabalho de tradução para Português e Inglês.